O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

Saiba como crenças limitantes podem afetar a sua escolha profissional.

Saiba como crenças limitantes podem afetar a sua escolha profissional.

Antes de iniciar essa leitura, você vai pensar qual é a coisa que você mais gosta de fazer! Pensou, já sabe qual é?

Quando nós nascemos, somos inseridos num mundo cultural. Dependendo do local, da cultura em que somos criados, vamos construir nossos sistemas de crenças e valores.

Um bebê absorve toda informação ao redor dele, ele não sabe distinguir o que é importante ou não, então seu cérebro fica atento a tudo – por isso eles são tão observadores e concentrados.

À medida que crescemos, vamos sendo moldados de acordo com o meio em que vivemos e nosso cérebro vai aprendendo o que é importante para nós e deixa de prestar atenção em coisas triviais.

Esse processo de modelagem que ocorre em todos os seres humanos é responsável pelo sistema de crenças que ele desenvolve. Portanto, tudo o que acreditamos são crenças de outras pessoas, que compramos como verdade e acreditamos piamente nelas.

E o que isso tem a ver com a escolha profissional? Tudo! Tem tudo a ver.

Faça sua escolha profissional

Eu sei que você e a maioria das pessoas gostariam de realizar seus sonhos e ter uma vida com um sentido, só que isso não acontece, ainda.

As pessoas vivem frustradas em suas profissões pelo seguinte motivo: grande parte dos jovens escolhe suas futuras carreiras enquanto frequentam o Ensino Médio, ou seja, aos 16/17 anos, adolescentes precisam fazer “A Escolha” que determinará o rumo da vida deles.

A pressão, responsabilidades, inseguranças, são enormes e as crenças limitantes os impedem de fazer suas escolhas de acordo com suas paixões. Penso que quanto mais cedo eliminarmos essas crenças limitantes, mais cedo realizaremos nossos sonhos.

Conheça o ebook Escolha sua Vida 

Você pode notar as crenças limitantes a todo instante. Elas fazem parte do cotidiano das pessoas e estão impregnadas até mesmo em expressões populares. (Pau que nasce torto nunca se endireita; Quem nasceu para tostão nunca vai chegar a milhão.) E em frases corriqueiras como: “eu não consigo” “não levo jeito” “isso é muito difícil” “Precisa ter talento, eu não tenho”, etc.

As crenças limitantes não deixam que você pense fora da caixa, elas são generalizações que você faz sobre tudo, sobre você, sobre as pessoas, sobre as profissões, sobre o mundo.

Por exemplo: Existem pessoas que gostam de desenhar, dançar, outras gostam de artesanato, outras de jardinagem, a diversidade de gostos é gigantesca e acontece que muitas pessoas deixam de fazer o que elas gostam, porque “acreditam” (crença limitante) que determinada profissão não dá dinheiro, que é muito difícil, que a concorrência é muito grande – você generaliza e são inúmeras as crenças que impedem você de seguir em frente e ter uma vida realizada, uma vida gostosa com uma profissão que te agrada.

É bom que você saiba o quanto antes da existência dessas crenças para que você possa eliminá-las da sua vida.  Suas escolhas irão determinar o rumo da sua vida e as pessoas deixam de fazer o que elas realmente gostam, seguem em profissões “tradicionais” e passam anos numa carreira que não proporciona nenhuma satisfação. É isso que você quer para sua vida?
Eu fico imaginando se você sabe como você quer estar daqui a 10 anos, se você quer ter uma profissão que te dê prazer, se você quer trabalhar motivado…

Faça suas escolhas, Escolha sua Vida

Felizmente, é possível se autoconhecer e saber o que está te limitando a fazer a escolha que VOCÊ acredita ser melhor para o seu sucesso. Perceba a sua realidade, perceba como você pensa a respeito das possibilidades que existem e questione-se!

Crenças limitantes

Perguntas poderosas para se libertar de crenças limitantes

Neste momento, você vai aprender de uma maneira fácil como prosseguir para se libertar dessas crenças.

Faça perguntas a você mesmo! Saiba que perguntas poderosas podem te transformar.

Faça perguntas usando o

  • Como,
  • O que,
  • Quando,
  • Onde,
  • Quem,
  • Qual.

Para facilitar a compreensão, leia o seguinte exemplo: Caso você goste de cozinhar e tenha a crença de que gastronomia não dá “futuro”, ou goste de qualquer outra coisa, elabore perguntas do tipo:

  • “O que me faz pensar que cozinhar não dá futuro?”
  • “Existe alguém que trabalha com gastronomia e tenha sucesso?”
  • “O que me impede de seguir esse sonho?”
  • “Como eu sei que gastronomia não dá futuro?”
  • “Como eu posso ter sucesso nessa área?”
  • “Como eu me sentiria se tivesse sucesso nessa área?”

Essas perguntas servem para qualquer tipo de crença limitante. Faça as alterações de acordo com suas crenças. Agora, observe suas respostas, veja se com essas respostas você sente a segurança necessária para fazer sua escolha profissional de acordo com o que você gosta.

Caso você ainda esteja vendo muitos empecilhos, muitas dificuldades, você precisará trabalhar para enfraquecer essas crenças e a PNL pode te ajudar!

Tão importante quanto realizar essas perguntas é a mudança de padrão de pensamento. Ressignificar pensamentos pessimistas, observar como esses pensamentos podem estar destruindo seu futuro é fundamental para o processo de ressignificação, dê outro significado às coisas negativas. Mude seu mindset e tenha a vida dos seus sonhos!

A sua escolha profissional deve estar aliada com os seus valores. Se você quiser fazer escolhas mais conscientes em busca de um trabalho e uma vida com mais propósito e amor, leia o ebook Escolha sua Vida 

 

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.