O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

5 dicas de como criar rapport e otimizar sua comunicação

5 dicas de como criar rapport e otimizar sua comunicação

Conheça 5 dicas de como criar rapport com uma pessoa e potencialize seu poder de comunicação. A PNL possui diversas ferramentas fascinantes que facilitam processos de comunicação, e uma delas é o Rapport, que também é conhecido como a Técnica do Espelhamento.

Construir, criar e manter rapport estabelece uma atmosfera de confiança.  Essa técnica é usada para entrar em sintonia com o outro e assim gerar uma maior empatia.  Os vendedores de sucesso utilizam muito a técnica de rapport, e ela pode ser utilizada por qualquer um que queira gerar uma empatia instantânea.

Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.” – Anthony Robbins”

Criar rapport é fundamental para gerar um clima de confiança profunda e de qualidade logo no primeiro contato e assim melhorar a comunicação. Ao espelharmos os gestos de uma pessoa, nos aproximamos dela, nos tornamos mais parecidos e isso é importante, pois temos a tendência de gostar de pessoas que parecem conosco.

5 dicas de como criar rapport

Existem diversas formas de como criar rapport com alguém. Conheça agora 5 dicas para entrar em rapport com as pessoas e obter uma comunicação eficaz.

1ª Linguagem Corporal: imitar de maneira sutil e discreta os gestos , movimentos e expressões faciais. Ex: Quando a pessoa com quem você está interagindo cruzar os braços cruze os seus braços também. Preste atenção aos movimentos e acompanhe, sem exageros!

2ª Tom de Voz: Observar o volume e o ritmo da voz e acompanhar. Ex: Se uma pessoa fala rápido e alto, entre no mesmo volume e ritmo que ela.

3º Humor e Emoções: Acompanhar humor e emoções. Ex: Se a pessoa está brava ou descontente com alguma coisa, demonstre raiva e descontentamento, isso demonstra que você sabe como a pessoa se sente e está de fato preocupado com ela. Aos poucos a pessoa vai se acalmando, ao perceber isso você pode conduzir a conversar num estado mais calmo.

4ª Respiração: Observar a respiração da pessoa e acompanhar sua forma de respirar.  Se ela respirar calmamente, respire calmamente você também.

5º Entre no mundo da pessoa: Essa é a técnica mais importante. Você precisa, de fato, se interessar pelo o que a outra pessoa tem a dizer, demonstrar entendimento é fundamental para criação do Rapport.

“Acompanhar os valores ou critérios de outra pessoa cria a base para um bom rapport. Se imitarmos seu movimento corporal, mas não aceitarmos os seus valores, dificilmente obteremos rapport. Acompanhar os valores de outra pessoa não significa que temos que concordar com eles, simplesmente que os respeitamos” – Joseph O´Connor e John Seymour.

O efeito do Rapport

O efeito positivo que estar em rapport com alguém gera, pode ser explicado pela existência dos Neurônios Espelho. Através desses neurônios o cérebro espelha os movimentos que vemos. Isso fica claro ao observamos a maneira como as crianças aprendem: observando e imitando.

neuronio espelho rapport

Quando vemos uma pessoa passando por alguma dificuldade, como por exemplo, um garçom que empilha muitos prato e tem dificuldade para carrega-los, nós podemos sentir a dificuldade dele, pois nossos neurônios estão espelhando aquela dificuldade. Isso nos ajuda a entrar em sintonia com os sentimentos dos outros, isso é a empatia. Tal fato pode explicar porque nos emocionamos ao assistirmos filmes tristes ou nos exaltamos ao assistirmos um jogo de futebol ou ainda porque bocejamos ao ver alguém bocejar. É o neurônio espelho em ação!

Nós somos seres extremamente sociais, sempre inventamos maneiras de nos conectarmos com os outros.

Para o neurônio espelho ao observarmos alguém fazendo alguma coisa é como se nós estivéssemos fazendo aquela coisa. Conectamos-nos profundamente quando observamos outras pessoas. Por isso um rapport bem realizado é tão importante para o relacionamento interpessoal.

Treine, observe as pessoas interagindo em locais públicos, veja como as pessoas se comportam, o rapport é algo intuitivo, muitas vezes entramos em rapport com alguém sem nem percebermos.

Agora que você já sabe como criar rapport com as pessoas, use essa técnica seu favor e otimize a sua comunicação!

Quer aprender mais técnicas de Programação Neurolinguística? Conheça o conheça o Curso Online de PNL com o André Percia

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.