O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

Como gerenciar o tempo e ser mais produtivo

Como gerenciar o tempo e ser mais produtivo

Todo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida alguém dizer que “tempo é dinheiro”. De fato, o tempo tem ficado cada vez mais precioso, as pessoas estão hiper atarefadas, têm compromissos o dia todo e não sabem como conciliar tantas tarefas com as míseras 24 horas que temos no dia!

Saber como gerenciar o tempo nunca foi tão importante como é nos dias de hoje.

E hoje você vai aprender algumas técnicas de como planejar o tempo. Vou dar ênfase em como organizar os estudos, como otimizar o tempo e ter mais produtividade. Estou focando nos estudos, mas vale para qualquer aspecto da sua vida que você queira organizar.

como organizar os estudos

Passos de como gerenciar o tempo e organizar os estudos

1º Passo: Defina seu objetivo principal. O que você quer alcançar a longo prazo. E divida as etapas que serão percorridas para alcançar o objetivo principal, essas etapas são as metas.

Por exemplo: Quero passar no vestibular de veterinária – esse é o objetivo principal –, como eu vou fazer para passar no vestibular? Vou estudar X horas por dia, até dia 30 de setembro.

“Estudar X horas por dia até dia 30 de setembro” é a meta que você vai cumprir para alcançar seu objetivo principal, ficou claro?

2º Passo: Defina suas metas. Tenha claro o que você quer alcançar.

E como estabelecer metas?

Você precisa saber o que você quer; como realizar; quando e para quê.

– A meta precisa ser específica, clara e objetiva para que o cérebro consiga focar. O cérebro precisa de foco!

– Ela precisa ser mensurável, ou seja, você precisa saber quando ela foi atingida.

– Ser atingível: você tem que ter consciência se atingir aquela meta é possível. Não adianta colocar metas que você não terá tempo e disposição para alcança-las. Estabeleça uma quantidade de metas diárias que você consiga executar. Leve em consideração que você precisa ter tempo para dormir, comer, tomar banho e descansar. Suas metas diárias precisam ser atingíveis.

– Ter relevância. Você precisa ter um motivo forte que te impulsione a alcançar aquela meta.

– Ter tempo. É preciso estabelecer tempo para atingir aquela meta. Defina horários e dias específicos. Nunca fale “Quero concluir esses estudos em até dois meses”. Fale assim: “Vou concluir os estudos de tal matéria até dia 25 de maio de 2015” – coloque prazos.

Faça esse planejamento, defina suas metas de maneira organizada. Voltando ao exemplo do estudante que quer passar no vestibular para veterinária, ele terá que quebrar a meta de estudar X horas por dia até 30 de setembro em pequenas metas, transformando em metas diárias. Definindo o que ele vai estudar todos os dias.

E agora vai uma dica preciosa: após a finalização dessas pequenas metas, se parabenize, fique feliz, comemore, e seu cérebro saberá que essas realizações te fazem bem e ele te ajudará a ter mais foco, gerará uma motivação interna. Valorize as pequenas conquistas e mantenha a calma se você não conseguir, naquele momento, atingir a meta desejada; continue focado e, quando você atingir a meta, você comemora!

Agora vem o terceiro passo de como gerenciar o tempo e organizar os estudos.

3º Passo: Foco! Tenha foco naquilo que você precisa executar para alcançar seu objetivo. Inicie seu dia com as atividades prioritárias, para evitar que imprevistos te impeçam de realizar as coisas importantes do seu dia.

Para isso, você precisa diferenciar atividades importantes de atividades urgentes. Na maioria dos casos as atividades ditas “urgentes” são problemas que acontecem no dia a dia e que te tiram do foco. Grande parte das vezes, essas “urgências” podem ser resolvidas por outras pessoas ou podem ser resolvidas em outro horário. Você precisa ter o controle e saber definir o que é importante. Faça primeiro o que é importante, defina suas prioridades. Isso é uma dica de como manter o foco!

Então já deu para entender que para executar as metas é preciso de foco, certo?

Confira algumas dica de como manter o foco nos estudos.

– Desligue o celular ou deixe-o fora da sua visão. Os poucos minutos em que você atende uma ligação ou envia mensagens já te tiram do foco e o cérebro demora alguns segundos para retomar. Evite distrações. E isso já serve para próxima dica;

– Feche e-mail e redes sociais: Mantenha o foco na atividade que você está fazendo e ignore demandas externas. Mais uma vez, saiba priorizar o que é importante. Estabeleça horário para acessar e-mails e redes sociais e lembre-se que a distração é o pior inimigo da produtividade.

– Descanse 10 minutos a cada 1 hora. Quando cansamos, perdemos o foco, então pare e dê uma relaxada a cada hora de estudo e depois retome com mais vigor.

– Durma bem e tome bastante água. Seu cérebro precisa estar descansado e hidratado.

Siga essas dicas, coloque-as em prática e você terá mais produtividade.

Produtividade é atingir suas metas. Agora que você já sabe como gerenciar o tempo e como manter o foco, você atingirá suas metas e se tornará uma pessoa produtiva!

Esse post foi produzido com base na palestra “Como planejar o seu tempo” de Evandro Mazuco, que foi transmitida no 1º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento. Peguei algumas informações da palestra e acrescentei outras. Para assistir na íntegra essa e outras palestras do congresso, é só clicar aqui e adquirir o acesso VIP.

 

Vou deixar um vídeo do Evando Mazuco em que ele fala sobre o gerenciamento de tempo:

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.