O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

5 passos para ativar seu cérebro e melhorar os estudos

5 passos para ativar seu cérebro e melhorar os estudos

O seu cérebro é uma máquina fantástica e existem diversas técnicas que você pode utilizar para que ele trabalhe a seu favor. Essas técnicas, são da Programação Neurolinguística e proporcionam que você conduza seu cérebro a funcionar do jeito que você quer que ele funcione. Uma vez que você domina essas técnicas, seu cérebro trabalha a seu favor!

Esse artigo foi escrito com base em duas palestras que eu assisti no CONAPNL, são duas palestras maravilhosas, imprescindíveis tanto para professores como para estudantes e concurseiros que querem melhorar seu desempenho.

A primeira palestra foi: 7 passos para obter melhores resultados em provas e exames, ministrada pela maior autoridade mundial quando se fala em PNL e Educação, a britânica Kate Benson. A outra palestra foi ministrada por Vania Lucia Slaviero, a fundadora do Instituto Educacional de Bem Com a Vida. A palestra dela foi Educação tem solução! PNL e Neuroaprendizagem.

Se você quer aprender um método eficaz de estudo e memorização, clique aqui e conheça o método Renato Alves. 

As duas palestras eram voltadas para a aplicação da programação neurolinguística na educação. Neste post, vou abordar as ideias das autoras, sem seguir ordem – vou misturar os conceitos e técnicas

Vamos lá…

Estudantes cometem um erro gravíssimo que prejudica muito o desempenho quando eles vão estudar: eles focam muito mais no conteúdo e esquecem do processo. Tudo que fazemos exige um processo, algumas coisas fazemos tão intuitivamente que nem prestamos atenção no processo e aí está o problema – quando você vai estudar você precisa focar no processo, só assim você conseguirá melhorar os estudos!
melhorar os estudos

Isso significa que você precisa ter um preparo para o estudo. Não basta sentar e começar a ler por horas a fio. Você pode até ler, mas depois você esquecerá de tudo! Quer receber conteúdos como esse diretamente no seu email? Clique aqui e faça parte da minha lista VIP

5 Passos para melhorar os estudos

Passo 1: Você precisa saber: Qual é o estado emocional que você deseja estar enquanto estuda? Preguiça? Concentração? Curiosidade? Sono?

Defina qual é o estado ideal para que você obtenha um bom desempenho nos estudos e lembre de momentos em que você sentiu esse estado desejado. Agora, imagine-se estudando com esse estado. Toda vez antes de iniciar os estudos faça esse processo de visualização. O exercício da imaginação abre a mente para o aprendizado!

Passo 2: Tenha um local ou algum objeto que te remeta ao estudo, que, quando você estiver naquele local ou com aquele objeto, você pense “Agora eu vou estudar pra valer!”. E quando você estiver longe desse local ou desse objeto, imagine-se nele, crie a imagem dele em sua mente!

Cada pessoa aprende de um jeito. Na PNL, essas “maneiras de aprender” são chamadas de Sistema Representacional. O Sistema Representacional é a maneira como você percebe o mundo. Os três principais sistemas são: Auditivo, Visual e Cinestésico.

Isso que dizer que algumas pessoas são mais auditivas, outras mais visuais, ou cinestésicas. Todo mundo tem um pouco de cada sistema, mas, em algumas pessoas, um ou dois sistemas são mais fortes. Por exemplo: Existem alunos que conseguem prestar atenção na aula só de ouvir, então muitas vezes esse aluno pode parecer desligado e na verdade ele está ouvindo.

Outros gostam de ver, olhar pra lousa ou para o datashow, eles necessitam de recursos visuais para entender. E ainda há os que gostam de escrever, desenhar – esses são os cinestésicos. Agora que eu falei sobre os Sistemas Representacionais, vamos para o próximo passo.

melhorar-os-estudos-foco-nos-estudos

Passo 3: Descubra qual é o seu Sistema Representacional mais evidente. Observe como você aprende melhor e explore mais esse lado, sem esquecer dos outros.

Passo 4:  Antes de iniciar uma aula ou uma leitura, faça o seguinte exercício: 1º. Olhe tudo que está a sua volta, veja as cores, a luminosidade do ambiente, repare nos objetos. 2º. Escute todos os sons ambientes. Se for o caso, feche os olhos e escute tudo, desde o som mais próximo até o mais distante. 3º. Agora sinta tudo, sinta a temperatura, perceba os seus dedos do pé, sinta a pressão que seu corpo exerce sobre a cadeira. Feito isso, agora você dará o comando para o seu cérebro, você dirá a ele o que você quer que ele faça, por exemplo, você pode dizer: “Agora vamos estudar 1 hora de biologia, com bastante foco e concentração”. O cérebro precisa do comando!

Passo 5: O estudo precisa ser divertido. Você precisa gostar de aprender. Ninguém aprende nada em estado de medo, ansiedade, desânimo. Descubra como aplicar o que você está estudando na sua vida. Peça para o professor exemplificar com exemplos de aplicação prática. Professores engajados conseguem mostrar o lado fascinante das coisas para seus alunos.

Mude suas estratégias de estudo

Se você estuda sempre do mesmo jeito e não consegue obter bons resultados, está na hora de rever a sua estratégia e melhorar os estudos. Einstein dizia queInsanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes“. Não deu certo do primeiro jeito que você fez? Faça de outro. O erro serve para o nosso cérebro pegar o feedback e depois melhorar.

Nós podemos aprender qualquer coisa em qualquer idade, graças à plasticidade cerebral. Então, tenha disposição para aprender tudo o que você quiser. Se você estiver tendo dificuldade de aprender do jeito que te ensinaram, tente de outra maneira. Pesquise e aprenda coisas novas. Muitos estudantes apresentam dificuldade em manter o foco nos estudos, se esse for o seu caso, clique aqui e leia o artigo que eu escrevi, dando duas dicas para ter mais foco nos estudos

Se você está em busca de melhorar os estudos, clique aqui e assista ao vídeo os 04 erros graves nos estudos. Estudar é um processo e você precisa saber realizar esse processo com maestria, caso contrário você ficará lendo, lendo e não aprenderá nada! Existem diversos pontos que você deve aprender e aperfeiçoar seus estudos, clique aqui e conheça. 

Para melhorar os estudos você precisa de um método que te auxilie nesse processo. Se o jeito que você tem estudado não está te proporcionando bons resultados, está na hora de você aprender um método realmente eficaz que fará com que você aprenda a estudar e memorizar o conteúdo estudado.

Você conhece o Renato Alves? Ele foi primeiro brasileiro a receber homologação oficial de melhor memória do Brasil pelo Guiness Book, o livro dos recordes nacional. Renato Alves criou um método patenteado de memorização que vai aumentar suas chances de aprovação em vestibulares e concursos e melhorar seu foco no trabalho.

Ele já escreveu diversos livros e vai te ensinar como montar um plano de estudo vitorioso, aprender e memorizar qualquer matéria!

Clique aqui e faça o mini curso gratuito do método Renato Alves e aprenda como estudar e memorizar!

 

Siga no instagram: @universoneural e adicione no snap: universoneural

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.