O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

Como escolher uma profissão que te faça feliz

Como escolher uma profissão que te faça feliz

Essa é uma pergunta feita com muita frequência pelos adolescentes. A época de escolha profissional é uma época de muitas dúvidas, inquietações e inseguranças. Para piorar, na maior parte das vezes, as escolas e os pais não dão apoio aos alunos nesse momento. E se você tiver dúvidas é pior ainda!

O mundo mudou muito na última década e as escolas e os pais não acompanharam essa mudança. Muitos ainda não conseguem entender que é possível ganhar dinheiro com blogs, vídeos, empreendimentos digitais, Instagram, etc, e isso pode desmotivar o adolescente a seguir com o sonho dele.

A maioria das escolas formam vestibulandos, elas apenas preparam os alunos para passar no vestibular e induzem eles a escolherem as profissões mais tradicionais. Um aluno que demonstra interesse por fazer faculdade de medicina é muito mais incentivado e valorizado do que um aluno que opta por fazer faculdade de educação física, por exemplo.

Eu digo isso porque eu já fui estudante e via como os alunos que demonstravam interesse em cursos tradicionais (Medicina, Direito, Engenharia) eram “bem tratados” e incentivados. O mesmo não acontecia com quem demonstrava interesse por Educação Física, Música ou qualquer outra opção tida como “isso não dá dinheiro”. Tal prática produz cada vez mais pessoas insatisfeitas com suas profissões e que, depois de anos seguindo naquela profissão frustrante, resolve mudar de carreira – mas até chegar nesse ponto, anos se passaram.

Quantas pessoas você conhece que profissãoreclamam do trabalho, que sofrem toda segunda-feira? Você quer fazer parte da turma que entra em depressão todo domingo a noite?

O que eu quero é conscientizar os jovens e adolescentes da importância de fazer a nossa escolha profissional com base nas coisas que a gente gosta. Quanto mais cedo você compreender isso, mais cedo você terá sucesso.

Se você não se identifica com esses cursos tradicionais, sente que não se enquadra em nenhuma das profissões, se o seu teste vocacional dá sempre inúmeras ou nenhuma possibilidade e se, quando você fala para alguém como seria o trabalho dos seus sonhos e essa pessoa fala que esse trabalho não existe, esse artigo é para você!

Você pode ganhar dinheiro fazendo o que você ama. No mundo hiperconectado em que vivemos, é possível você trabalhar fazendo o que gosta, de qualquer lugar do mundo. Basta você saber usar a sua criatividade para desenvolver seu negócio.

Você já imaginou como seria você trabalhar e ter qualidade de vida, você poder escolher os dias e as horas em que vai trabalhar e fazer algo relevante para sua vida? O que você faria se isso fosse possível?

Se você já tiver claro em sua mente o que você quer fazer, ótimo! Não permita que os outros interfiram nos seus sonhos e comece a colocá-los em prática.

Mas se você ainda está em dúvida, sabe que quer seguir um estilo de vida próprio e ainda não sabe como, nem o que fazer, recomendo que você conheça o Escolha sua Vida

 

Quer deixar as coisas estagnadas, do jeito que estão ou quer fazer uma transformação no seu estilo de vida e viver uma vida com propósito, fazendo o que você ama?

Busque por autoconhecimento. Muitas pessoas não sabem o que elas realmente gostam, clicando aqui você irá ler um artigo em que proponho alguns exercícios para você se conhecer um pouco mais.

Você pode fazer o que você quiser, não precisa seguir um estilo de vida pré-moldado. Viva sua vida de acordo com as suas regras, mas para você fazer isso, você precisa conhecer as possibilidades e oportunidades, primeiro identifique como você quer viver, o que você gosta de fazer e depois você decide o curso, a profissão que vai seguir.

Para você fazer a escolha profissional, você precisa se identificar com aquela profissão, se identificar com o estilo de vida que ela propõe e saber o que você gosta de fazer. Por isso, eu recomendo que você pesquise,  se espelhe em profissionais que você admira.

E se você não encontrar uma profissão que seja a profissão dos seus sonhos, crie uma!

Se precisar de ajuda, de algo que te guie nessa busca, leia o e-book Escolha sua vida, ele tem como objetivo te permitir fazer escolhas mais conscientes em busca de um trabalho e uma vida com mais propósito e amor. Ele foi escrito pela coach Paula Abreu, que enfrentou um processo de transição de carreira há uns três anos e hoje é uma profissional super realizada. Encontre pessoas que te inspiram e acompanhe o trabalho delas.

 

 

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.