O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

Como escolher a profissão? Confira 4 dicas para fazer a escolha certa!

Como escolher a profissão? Confira 4 dicas para fazer a escolha certa!

Você certamente já ouviu falar e conhece toda a fama do Steve Jobs, né? Eu quero começar esse post com uma das frases mais fantásticas dele: “Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.”

Steve Jobs foi um dos empresários mais criativos e inovadores do mundo e um dos líderes mais influentes de todos os tempos. Ele sempre enfatizava a importância de você fazer o que você gosta!

Para quem está terminando o ensino médio, uma das maiores preocupações é a escolha profissional. Nesse momento, todo mundo começa a dar suas opiniões, deixando a cabeça do estudante extremamente confusa. A escola, os pais, os amigos, as notícias, cada um fala um coisa diferente. São poucas as pessoas que já sabem o que querem e a grande maioria tem dúvidas, e muitos passam anos sem saber o que gostam, e aí é que está o problema.

Alguns se preocupam em escolher a profissão do futuro, ou que esteja em alta, outros se baseiam no piso salarial, enquanto outros buscam opções que forneçam certa estabilidade. A minoria escolhe seguir carreira naquilo que ela gosta. Se você escolher sua carreira com base nesses critérios, há grandes chances de você se frustrar num futuro próximo.

Você precisa saber o que você gosta de fazer antes de tomar sua decisão. É muito comum vermos universitários abandonando seus cursos, pois quando começaram a cursar, viram que não era aquilo que queriam e desistem, desperdiçando tempo e dinheiro. Por isso, é importante que você se conheça!

Mas tem muita gente que, quanto mais pensa nisso, mais parece que o cérebro trava e ela não consegue encontrar respostas para as perguntas que ela busca. Se você também tem essa sensação, você precisa aprender a destravar seu cérebro. =) Saiba mais sobre como destravar o cérebro clicando aqui.

Nesse momento, é muito importante que você se entenda e também  entenda seu cérebro para que ele trabalhe a seu favor.

Você quer escolher uma profissão que te faça feliz? Então siga as dicas que eu vou te dar:

1 – Faça o que você gosta! Essa eu já falei, mas vou repetir porque ela é mais importante. Se você ainda não sabe o que você gosta de fazer, clique aqui

2 – Observe o todo: Antes de escolher a profissão, é importante que você saiba como é a vida daquele profissional. Se você quer ser advogado porque assistiu Law and Order  e achou top, reveja sua decisão, procure saber da rotina e das adversidades da profissão.

3- Ignore o mercado:  Quando se fala em escolha profissional, há sempre a preocupação com o mercado de trabalho, com o piso salarial, mas se isso for o principal fator na hora de você tomar a sua decisão, você corre o risco de se frustrar. Não precisa ignorar totalmente, mas não faça desse o seu critério de escolha.  As coisas mudam, o que é bom hoje pode ficar obsoleto amanhã. Por causa disso, é importante que você escolha algo que você goste de fazer, pois sempre há espaço para quem ama e acredita no que faz.

4- Tenha um propósito: Além de você gostar da profissão escolhida, é importante que você tenha um propósito de vida, algo que te impulsione a agir. Esse propósito não precisa ser definido de imediato, mas é importante que você tenha consciência de que pessoas que têm um propósito são muito mais realizadas e apresentam mais ânimo para enfrentar os obstáculos do dia a dia, pois elas fazem o que fazem por um propósito. Pense sobre isso, se você quiser participar de uma sessão gratuita para descobrir o seu propósito, clique aqui.

Quando você for escolher o curso que vai fazer na faculdade, não se limite apenas ao curso, analise não só as disciplinas do curso, mas como você pode contribuir para o mundo com aquele conhecimento. A faculdade é apenas uma etapa para sua vida profissional e que passa super rápido.

escolha profissional destrave seu cerebro

Eu vejo muitos estudantes perguntando se tal profissão é boa ou se compensa fazer determinado curso. Isso me incomoda muito, saber que esses estudantes estão prestes a entrar numa rotina desgastante, realizar um trabalho que na maioria das vezes eles não gostam, pois só decidiram seguir por um caminho que “compensasse” sem pensar em algo maior, sem ter um propósito, e cedo ou tarde eles entrarão para a estatística dos insatifeitos. Meu objetivo é conscientizar esses estudantes da importância de realizar a escolha profissional aliada a um propósito de vida.

Se você entrar na faculdade sem saber o que você gosta e se formar ainda sem saber, você levará muito mais tempo para realizar seus sonhos e passará vários anos da sua vida vivendo sem um objetivo, sem um propósito, ou seja, vivendo uma vida medíocre. Tenha coragem de escolher a profissão que você vai seguir com base no que você gosta e acredita ser importante para sua vida.

Agora vem um passo muito importante: você precisa se libertar das suas crenças limitantes. Dependendo da sua escolha, pode ser que você enfrente muitos desafios, um deles é ter o apoio dos pais. Muitos pais não apoiam seus filhos em suas decisões, pois eles acreditam que determinadas profissões não dão dinheiro e eles querem que seus filhos vivam bem financeiramente.

Mas esse tipo de pensamento já está ultrapassado. Com tantas possibilidades, com tantas tecnologias, é possível sim ganhar dinheiro fazendo o que se gosta. Procure exemplos de pessoas que seguiram na carreira que você pretende seguir e se espelhe nelas. Caso você saiba o que fazer, mas tenha muitas crenças limitantes, achando coisas como:  “eu não sou bom o suficiente”, “isso é muito difícil”, ou qualquer outro tipo de pensamento que esteja te boicotando a seguir a jornada em busca dos seus sonhos, está na hora de você passar por um processo de eliminação de crenças limitantes e aprender a construir a realidade que você deseja e ser quem você quer ser!

Você vai seguir na profissão que você gosta ou vai ficar paralisado, com medo?

Tem um trecho da música It’s my life do Bon Jovi que eu adoro. A tradução desse trecho é assim:

Eu não serei apenas um rosto na multidão

Vocês vão ouvir minha voz

Quando eu gritar isso bem alto

É a minha vida

É agora ou nunca

Eu não vou viver para sempre

Quero apenas viver enquanto estiver vivo.

Você quer ser só mais um rosto na multidão ou quer fazer algo que te dê prazer, algo que te impulsione?

Escolher a profissão é um momento de dúvidas, mas Lembre-se que você não viverá para sempre!

Agora, se mesmo depois de ler esse artigo, você ainda está se sentindo travado e sem saber qual caminho tomar, recomendo que você leia o e-book Destrave seu Cérebro e faça todos os exercícios propostos, porque ele irá te ajudar nesse processo, e tenho certeza que você conseguirá se destravar e fazer suas escolhas e viver uma vida com propósito.

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.