O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

Teste Vocacional funciona?

Teste Vocacional funciona?

Vejo muitos adolescentes que estão em dúvida com a escolha profissional rejeitarem os testes vocacionais. Outro dia, estava lendo no Yahoo Respostas pessoas que estavam pedindo ajuda na escolha da profissão e, no final da pergunta, eles faziam uma observação: “não fale para eu fazer teste vocacional”.

E então eu comecei a pensar sobre os testes vocacionais. Eu mesma já passei por alguns testes vocacionais ao longo da minha vida.

Quando eu estava na escola, tinha uma psicóloga que aplicava o teste. Eu fiz, mas o resultado era muito amplo, ele sugeriu várias opções, dentre elas estavam relações públicas e publicidade e propaganda. Eu fiz faculdade em Publicidade e Propaganda, mas ao longo da graduação, eu ficava pesquisando testes vocacionais online para tentar descobrir se eu estava no caminho certo, mas vou te confessar uma coisa:  eles nunca me ajudaram!

Eu nunca tinha parado para refletir sobre a eficiência de um teste vocacional, mas quando eu resolvi criar o Universo Neural com o objetivo de ajudar adolescentes a descobrirem o que eles gostam de fazer, eu não queria fazer testes vocacionais, pois, como para mim não deu certo, eu não botava muita fé.

E quando eu vi que alguns estudantes tinham certa rejeição aos testes vocacionais, eu resolvi analisar melhor essa situação. Então, surgiu a dúvida:

 Teste vocacional funciona mesmo?

A resposta que eu cheguei foi: depende. A eficácia do teste é muito relativa. Não tem como afirmar se funciona ou não, pois existem muitas variáveis. Tudo vai depender da maneira como ele é aplicado.

E acredito que o seu grau de autoconhecimento pode influenciar muito. Você precisa saber quais são suas habilidades, do que você gosta e o que te faz feliz para que você encontre a profissão ideal para seguir. Se você quiser ler um pouco mais sobre autoconhecimento, clique aqui.

Quando você pesquisa no Google por “Teste Vocacional Grátis”, surgem vários sites que te proporcionam esses testes. Pode ser que, para muitas pessoas eles sejam extremamente úteis, enquanto que, para outros, eles só gerem mais dúvidas. Se eles te ajudam, ótimo! Se eles te confundem ainda mais, continue comigo que eu vou te ajudar 😉

O ser humano é complexo, cada um funciona de um jeito e nem tudo que é bom para um é bom para o outro. Por isso é tão importante que a gente tenha acesso a outras formas de conhecimento, a outras metodologias.

Como escolher o curso que vai fazer?

 

teste vocacional

Quando estamos na época da escolha profissional, conforme o fim do ano vai chegando, vai batendo aquele desespero porque você vai fazer os vestibulares e você terá que escolher um curso – e como saber se aquele curso é o melhor para você?

A melhor maneira de você garantir que acertará na escolha do curso é se conhecendo. Você precisa se conhecer.

Não vou falar para você pesquisar sobre a grade do curso, nem sobre o mercado de trabalho. Um processo de autoconhecimento é fundamental nesse momento.

Você precisa refletir sobre:

  • O que você quer para sua vida;
  • Quais são os seus valores, ou seja, o que é realmente importante para você ser feliz;
  • Como você quer estar daqui 10 anos, que estilo de vida você quer levar, onde você quer morar.

Esses três pontos são essenciais e todas as pessoas do mundo deviam ter respostas para essas questões :D. E um problema que a maior parte dos testes vocacionais grátis possui é que eles são questões de alternativas, limitando a resposta da pessoa a uma opção. Geralmente, começa com uma questão assim, ou algo do gênero:

Você se dá bem com:

a) Animais

b) Idosos

c) Números

d) Crianças

Eu acredito que mais importante do que saber com o que a pessoa se dá bem é saber: Como ela quer contribuir para o mundo? Qual o legado ela quer deixar? Fazer uma pessoa escolher entre opções é condicionar a uma resposta específica, é limitar. É necessário que haja questões mais profundas, algo que faça o cérebro trabalhar, projetar, imaginar.

Escolha sua Vida

O processo de autoconhecimento não acontece da noite para o dia, você precisa se dedicar a isso. Só se conhecendo você poderá escolher sua vida. Enquanto você não souber o que te faz feliz, o que você quer para sua vida, os outros farão escolhas por você. E corre o risco de você seguir essas escolhas erradas e passar muitos anos vivendo uma vida frustrante.

Se o teste vocacional não funcionou para você, busque outras maneira de se conhecer, leia livros, assista vídeos, questione-se. Eu recomendo que você conheça o e-book Escolha sua Vida, escrito pela Paula Abreu.

Esse e-book tem como objetivo ajudar as pessoas a escolherem suas vidas de forma que elas sejam fiéis a seus valores. Pois muitas pessoas sucumbem a uma vida chata em troca de um salário que só dá para pagar as contas e não sobra para mais nada. E assim, elas vivem frustradas, sofrendo todo domingo a noite por ter que enfrentar um trabalho que elas não gostam. Isso acontece porque elas não souberam fazer a escolha profissional ideal para elas.

Espero que você saiba fazer a sua. Quero você Escolha sua Vida e viva uma vida com mais propósito.

Conhece alguém que ainda não conseguiu escolher a profissão? Compartilhe esse artigo, indique para os amigos! 😀

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.