O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

Como memorizar e aprender o conteúdo estudado

Como memorizar e aprender o conteúdo estudado

Você sente que, por mais que você estude, logo depois todo o conteúdo já é esquecido? Quantas vezes você já começou a ler alguma coisa e, quando você se deu conta, não estava mais prestando atenção e nem sabia mais o que estava lendo? Você gostaria de aprender como memorizar o que você estuda?

Quando você esquece o que estudou, significa que você não aprendeu aquele conteúdo. Por mais que você ache que aprendeu, se depois de algumas horas você já não lembra das coisas, saiba que você não está aprendendo. Estudar e esquecer tudo não é normal. É totalmente possível aprender como memorizar

É muito comum vermos aqueles estudantes que são dedicados – estudam, mas vão mal na prova. Isso acontece porque eles cometem algumas falhas na hora de estudar, eles não sabem como memorizar o conteúdo estudado.

Eu aprendi na minha Especialização em Neuroeducação que, para a aprendizagem ocorrer, é necessário que haja três fatores fundamentais nesse processo. Eu peguei esse conhecimento e resolvi transformar nesse artigo para ajudar pessoas a aprenderem mais, pois você sabendo o que é necessário para aprender, você pode aplicar na sua vida e melhorar seu desempenho.

Quer receber dicas e técnicas exclusivas sobre estudo diretamente no seu email? Clique aqui e deixe seu email.

Os 3 fatores para que a aprendizagem ocorra

Esses 3 fatores são: Atenção, Memória e Linguagem.

como memorizar concurso vestibular

Sem esses três fatores, você não aprenderá. Para seu cérebro assimilar e armazenar o conteúdo, é necessário que você possua esses três fatores. Não se engane que é “só você ler um livro que você já aprendeu”. É necessário muito mais!

Por isso, eu vou dar algumas dicas para que você possa potencializar sua capacidade de aprendizagem, então, antes de iniciar seus próximos estudos, leia esse artigo até o fim!

Atenção

A atenção representa a sua capacidade de concentração, de ouvir e manter o foco naquele determinado conteúdo. Se você não presta atenção, você não assimila o conteúdo.

Isso você pode observar no seu dia a dia: quando você para de prestar atenção em alguma coisa, você não sabe mais o que está acontecendo. Isso é muito comum na sala de aula, quando você começa a viajar nos seus pensamentos e, quando volta a atenção para o professor, você já não faz ideia do que ele está falando.  Se não houver atenção, não haverá aprendizado.

como memorizar

Sabendo que a atenção é um dos fatores da aprendizagem, agora você pode vigiar sua atenção. Direcione-a para o que você quer aprender. Dê mais importância para o que você presta atenção.

Uma dica para melhorar a atenção: Quando estiver em aula, dê o comando para o seu cérebro prestar atenção no conteúdo sendo explicado. Faça isso até sentir que sua capacidade de concentração melhorou.

Seu cérebro precisa se habituar a prestar atenção, mostre para ele que aquele conteúdo é importante para você. Não encare a aula como algo chato, pois o cérebro não presta atenção em coisa chata. Uma aula é importante para o seu desenvolvimento – tenha isso na sua mente e será muito mais fácil de você manter a atenção.

Memória

Memória é a capacidade de reter informações.  Quando você aprende alguma coisa, esse conhecimento fica armazenado no seu cérebro.

Muitas pessoas estudam e, na hora da prova, não lembram de mais nada – isso não é normal. Isso significa que elas não aprenderam, que houve uma falha no processo de estudos.

O Renato Alves, especialista em memorização, criou um método patenteado de memorização que tem como objetivo aumentar as chances de vestibulandos e concurseiros de serem aprovados. Fazendo uma busca na internet, eu encontrei algumas dicas que ele dá para que estudantes de como memorizar conteúdos.

3 Dicas de como memorizar o que você estuda

Dica 1: Explique para você mesmo o conteúdo que acabou de ler e, só após entender o conteúdo, faça suas anotações. Então, o marca texto só deve ser utilizado quando o conteúdo for compreendido, não adianta você ler e já ir grifando sem entender o conteúdo!

Dica 2: Fazer e refazer exercícios são importantes para criar a memória de longo prazo. Depois de compreender o conteúdo, faça os exercícios e depois refaça-os. Isso vai fazer o conteúdo fixar na sua memória.

Dica 3: Descansar! Lutar contra o sono prejudica o desempenho do estudante, por isso, quando estiver casando, é importante que descanse.

A memória precisa ser treinada. Conforme vamos envelhecendo, se não treinamos nossa memória, ela vai ficando lenta. Para ter uma memória sempre rápida é preciso treiná-la!

Ter uma boa memória é imprescindível para qualquer pessoa, mas, se você está estudando para passar no vestibular ou em algum concurso, você precisa aprender como memorizar aquilo que você estuda. É a sua memória que fará com que você entre para lista dos aprovados ou vá para o final da fila para tentar novamente.

Invista nela! Assista esse vídeo e veja o quão importante ela é!

Linguagem

A linguagem está relacionada com as formas de comunicação, ou seja, as maneira como o aluno melhor se expressa e aprende. A linguagem pode ocorrer através da escrita, da fala, do desenho, da dança ou dos gestos.

Cada pessoa possui uma maneira de aprender. Algumas tem mais facilidade em aprender com leituras, outras com vídeo aula, outros só de escutar o que está sendo dito já conseguem compreender o conteúdo.

Por isso, é muito importante que você saiba qual é a sua linguagem, ou seja, de qual forma você tem mais habilidade para aprender.

O que você prefere e de qual maneira você aprende mais?

– Uma aula onde o professor fala todo o conteúdo

– Ler um livro ou suas anotações referente ao conteúdo

– Executar, colocar em ação o que foi aprendido

Você precisa saber qual maneira é mais eficaz para você aprender. Se você ainda não sabe, faça o teste: Escolha um conteúdo e leia a respeito desse conteúdo, depois pegue um áudio ou um vídeo no Youtube que fale sobre o mesmo tema e apenas escute, e, por fim, pratique esse conteúdo, por exemplo, se for química, física ou biologia, faça experimentos, se for história, faça uma espécie de teatro e incorpore os personagens.

Feito isso você deve observar qual método foi melhor para o seu aprendizado. Assim que você identificar, explore mais esse lado!

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil para você memorizar o conteúdo, pois o segredo não está em como memorizar e sim em como aprender de forma que seu cérebro lembre do que foi estudado.

Estudo e Memorização

Agora que você aprendeu essas técnicas, eu quero que você se imagine fazendo uma prova super importante, talvez o ENEM ou um vestibular, lendo as questões com bastante concentração e rapidamente lembrando do conteúdo estudado, você assinala a questão correta com confiança, sem ficar em dúvida entre a A ou a C, você sabe a resposta porque você lembra! Imaginou? Qual foi a sensação?

Saiba que vivenciar isso que você imaginou é totalmente possível, basta que você tenha acesso às técnicas avançadas de estudo e memorização. Um grande problema que assola os estudantes é estudar de forma errada – você precisa aprender a maneira correta de estudar. Existem técnicas eficazes que podem te auxiliar nesse processo.

Essas técnicas você encontra no curso Estudo e Memorização, ministrado pelo pesquisador cognitivo e especialista em memorização Renato Alves. Ele vai te ensinar como montar um plano de estudo vitorioso, aprender e memorizar qualquer matéria… para sempre!

Tenha consciência de que A SUA MEMÓRIA É DECISIVA PARA SUA APROVAÇÃO, por isso, garanta que você terá tranquilidade para lembrar de tudo e aumente suas chances de aprovação.

Esse é um curso 100% online, mas você terá suporte para tirar dúvidas!

Clique aqui e garanta seu acesso e treine sua memória para ela ser excelente!

como memorizar

 

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.