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Como controlar a ansiedade antes e durante provas importantes

Como controlar a ansiedade antes e durante provas importantes

Quem é estudante sabe o quanto a ansiedade atrapalha o desempenho na hora da prova. Muita gente se dedica o máximo aos estudos, mas deixa de lado o preparo emocional e isso é um erro gravíssimo. Se você não tiver preparo emocional e não souber controlar a ansiedade, isso te prejudicará muito!

Pessoas de sucesso que alcançam seus objetivos possuem basicamente duas coisas: Estrutura Cognitiva e Estrutura Emocional, que estão, respectivamente, ligadas ao conhecimento e às emoções.

Segundo Paulo Vieira, presidente da Febracis, a sua estrutura cognitiva, ou seja, seu conhecimento, é responsável por apenas 15% do seu sucesso e 85% do seu sucesso decorre da estrutura e inteligência emocional.

Por isso é tão importante que você saiba controlar a ansiedade. A ansiedade nem sempre é ruim – vai depender da intensidade dela. Se você sente que o seu nível de ansiedade é alto – você pensa no vestibular e já sente um desconforto, uma sensação ruim -, recomendo seriamente que você dedique-se  para aprender como combater a ansiedade.

Existem diversas técnicas que você pode aplicar, pois a ansiedade é uma emoção criada por seus pensamentos. Se você tiver controle emocional, você conseguirá controlar a ansiedade!

Nesse artigo, vou te apresentar 2 técnicas para você começar a aplicar e garantir que a ansiedade será controlada.

Técnica 1: Controle seus pensamentos

O controle emocional se dá através do controle dos pensamentos – você precisará vigiar seus pensamentos.

Se você pensa coisas negativas, se imagina fazendo a prova e não sabendo responder nada, é óbvio que seu estado emocional será desfavorável! Você precisa prestar atenção aos seus pensamentos.

Quando você se imagina fazendo o Enem, como você se vê? Caso você esteja se vendo de uma maneira negativa, com desespero, mude essa imagem. Visualize-se fazendo a prova com total segurança.

Tudo o que você pensa e imagina afeta seu estado emocional e, consequentemente, o seu corpo. Corpo, mente e emoção fazem parte do mesmo sistema.

Então, cultive pensamentos construtivos, imagine a si mesmo saindo bem!

E isso serve para o momento que você estiver fazendo a prova, porque quando você começar a ler as questões, é fundamental que você mantenha o controle.

Muita gente se mantem bem até o momento em que abre o caderno de questões. Por isso, a técnica 2 é imprescindível!

Woman studying at the library with books

Técnica 2: Acredite no seu potencial

Pode até parecer meio clichê dizer para acreditar no potencial, mas isso é extremamente importante.

Se você estudou e se dedicou, você deve acreditar no seu potencial para que você se mantenha confiante ao longo da prova. Se você começar a achar que nada vai dar certo, que você não sabe de nada, isso vai afetar seu estado emocional e será difícil reestabelecê-lo.

Então, antes e durante o Enem, tenha confiança. Quando você está tranquilo, seu cérebro funciona melhor e consegue acessar mais informações, evitando que ocorra o “Branco”.

Nessa reta final, é muito importante que você saiba como controlar a ansiedade, porque esse pode ser seu maior diferencial em relação aos concorrentes.

Além dessas duas técnicas que você aprendeu, é muito importante você cuidar da sua respiração. Antes de iniciar a prova, respire profundamente algumas vezes, isso nutrirá seu cérebro com oxigênio, melhorando o funcionamento dele!

Eu já escrevi um outro artigo aqui no blog em que eu ensino 3 dicas de como controlar aa ansiedade sem medicamentos. Se você quiser ler, clique aqui. 

Sei que nesse momento a pressão é enorme, e, quanto mais controle emocional você tiver, melhor será o seu desempenho, por isso recomendo que você leia o e-book Ansiedade Controlada. Nesse e-book, você aprenderá 6 técnicas para controlar a ansiedade antes de provas importantes.

Manter a calma durante provas é fundamental para um bom desempenho. Isso garante que você conseguirá pensar e acessar as informações que estão armazenadas no seu cérebro. No e-book Ansiedade Controlada, além das 6 técnicas ensinadas, você também aprenderá como evitar o branco durante as provas.

Se você não aprender a controlar a ansiedade isso pode te prejudicar muito, correndo o risco de você ser reprovado, pois a falta de controle da ansiedade afeta o funcionamento do seu cérebro e tenho certeza que você não quer seu cérebro com um mau funcionamento na hora do vestibular, não é mesmo?

Esse e-book é 100% prático, ou seja, você terá que aplicar as técnicas apresentadas nele. Clique aqui e garanta o seu exemplar!!!

 

 

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