O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

Isso é muito melhor que teste vocacional

Isso é muito melhor que teste vocacional

Quem ainda não conseguiu decidir que profissão seguir sabe o quão angustiante é viver com essa incerteza. Por mais que você faça testes vocacionais, parece que nada te agrada. Eu passei por isso, e fiquei vários anos tentanto descobrir o que eu queria fazer da minha vida. E, às vezes, parece que quanto mais você pesquisa sobre carreiras e mais teste vocacional você faz, mais confusão mental acontece! 😀

Mas, depois de alguns anos vivendo com essa dúvida, eu realmente descobri o que eu queria fazer da minha vida, e o e-book Propósito de Vida particularmente me ajudou muito nessa busca.

Como eu sei que muitas pessoas estão passando pela mesma angústia que eu passei, eu resolvi ajudá-las nessa busca. Fiz uma pesquisa para ver o que existe no mercado para ajudar essas pessoas, e praticamente tudo se resume a testes vocacionais. Você já fez algum teste vocacional?

Confesso que teste vocacional, para mim, nunca deu certo. Como agora eu já sei o que eu quero para minha vida, eu resolvi realizar alguns desses testes para ver se o resultado combinaria com o que estou fazendo hoje.  Mas tenho que admitir uma coisa: as perguntas eram tão limitadas, tão formatadas que eu nem sabia o que responder, e no final do teste foram sugeridos diversos cursos, desde fisioterapia até biblioteconomia.

teste vocacional escolha profissional

O que é melhor que o Teste Vocacional

Eu sei que muitas pessoas se deram bem realizando testes vocacionais e de fato elas conseguiram encontrar a carreira certa para seguir, mas a grande parte da população está vivendo insatisfeita com suas profissões, e a razão disso permancer assim é que essas pessoas não se conhecem e não sabem o que elas gostam de fazer, e muitas dessas pessoas recorrem a testes vocacionais, mas o que vai ajudá-las de verdade é o autoconhecimento.

Existem diversas opções de testes vocacionais online e gratuitos, mas o problema deles é que eles limitam a escolha profissional às profissões tradicionais; eles seguem sempre um formato, sendo que muitas pessoas não se identificam com as profissões sugeridas. Se você também não se identifica com nenhuma profissão, clique aqui e leia um outro artigo que fala sobre isso.

Você aliar suas características com as características de determinada profissão é uma maneira muito vaga de se decidir algo tão importante. Não é só porque você vai bem em matemática que você deve fazer obrigatoriamente fazer um curso na área de exatas. Você deve ir além das características da profissão. É claro que é interessante saber as características da profissão que você pretende seguir, mas é ainda mais essencial que você saiba qual é o tipo de valor que aquele profissional agrega ao mundo e como é o estilo de vida dele.

O mundo mudou muito nos últimos anos – há 10 anos não existiam smartphones! Com o surgimento deles, redes sociais cresceram, dando oportunidade para que novas carreiras surgissem. As coisas tendem a mudar cada vez mais rápido e dificilmente um teste vocacional vai sugerir essas novas profissões, pelo menos não por enquanto. Ou você já viu algum teste vocacional sugerindo que a pessoa seja um Empreendedor Digital, um Analista de Mídias Sociais ou até mesmo um Nômade Digital?

Por isso, quando você for fazer as sua escolha profissional, não limite sua escolha às profissões que estão em alta, pois o que está em alta hoje pode deixar de existir daqui pouco tempo. Pode parecer meio clichê, mas essa é mais pura verdade: Escolha sua profissão com base naquilo que você ama, e se você não sabe o que é, continue lendo esse artigo que eu vou te ajudar!

Isso não sou só eu que digo, Steve Jobs também dizia isso:

“Seu trabalho vai preencher uma grande parte de sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você não encontrou o paraíso ainda, continua procurando. Não se acomode. Tal como acontece com todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer grande relacionamento, só fica melhor e melhor à medida que os anos passam. Então continue procurando até você achar. Não se contente.”
Como fazer a escolha profissional?

Eu acredito que, melhor do que qualquer teste vocacional online e gratuito que você irá fazer, o ideal é que você se conheça, que você saiba o que você quer fazer da sua vida, sem focar tanto em profissões, foque em ações, ou seja, naquilo que você quer realizar.

Passar por um processo de autoconhecimento é muito melhor do que fazer um teste vocacional. Reflita sobre você, saiba quais são seus sonhos.

Muitas pessoas ficam inseguras em mudar de carreira, porque elas não sabem o que elas gostam de fazer, e então é mais fácil permanecer naquele emprego chato, do que arriscar. Eu até entendo, porque como elas não sabem o que querem, elas se sentem mais seguras permanecendo daquele jeito e assim elas continuam na zona de conforto, fazendo algo que elas não gostam simplemente por não saberem o que elas realmente gostam. É fundamental que você se conheça, que você saiba o que você gosta. É um absurdo tantas pessoas não saberem o que gostam de fazer.

O autoconhecimento é uma peça fundamental nesse processo e ele é muito mais importante e poderoso que um teste vocacional.

Quando eu li aquele e-book que mencionei anteriormente, ele propunha diversos exercícios de autoconhecimento, eu peguei esses exercícios e uni com os meus conhecimentos sobre PNL, fiz uma série de reflexões que me ajudaram muito nessa busca e confesso a você que quando eu consegui descobrir o que eu queria fazer da minha vida, quando encontrei meu propósito de vida, foi muito bom, é uma sensação que vem de dentro, dando uma certeza de que é aquilo que você fazer.

O que mais me ajudou na tomada de decisão foram duas coisas:

  • 1 – Fazer uma lista com meus principais valores: Esse ponto é muito importante no processo de autoconhecimento, pois você reflete sobre o que você precisa ter na sua vida para ser feliz. Quando eu fiz essa lista, eu percebi que eu precisava mudar o rumo que minha vida estava tomando, porque a minha lista de valores estava incongruente com a vida que eu teria caso continuasse fazendo o que eu estava fazendo.
  • Por exemplo: se os seus 3 principais valores são família, liberdade e autonomia, isso significa que você deve trabalhar com algo que te proporcione um bom tempo para você ficar com sua família. Esse trabalho deve lhe proporcionar liberdade de tempo e escolhas, sem regras rígidas e sem receber ordens. Agora, se para você, os valores Estabilidade, segurança, organização são os principais, você  se sentiria muito melhor trabalhando com algo que te proporcionasse esses 3 valores, talvez um concurso público fosse uma boa opção.
  • Conhecer os seus valores, o que é importante ter na sua vida para que você seja feliz é um dos primeiro exercícios de autoconhecimento que você deve praticar.

Então, quando você souber o que é importante para sua vida, será muito mais fácil você escolher sua profissão. Lembre-se que a escolha profissional deve estar congruente com a sua lista de valores.

  • 2 – Refletir sobre o estilo de vida que você quer viver: Como você quer que seja sua vida? Onde você gostaria de morar? Você quer trabalhar em casa ou quer sair de casa todos os dias para ir trabalhar? Onde você se vê trabalhando, num escritório, numa fábrica, em casa? Tenha isso bem definido.
  • 3 – Conheça suas Forças e Fraquezas: Conhecer as forças e fraquezas faz parte do processo de autoconhecimento. Faça uma lista com seus pontos fortes e fracos. Segundo a revista Vida Executiva, os profissionais que conhecem suas forças e fraquezas ganham mais de R$ 10.000,00 por mês, pois conseguem gerenciar melhor suas atitudes e comportamentos. O autoconhecimento, além de te ajudar na escolha profissional certa, faz com que você seja um profissional melhor. Quer fazer um teste comportamental com um dos melhores coachs do Brasil? Clique aqui e faça.

Como você pode ver, a importância do autoconhecimento vai além da escolha profissional, quem se conhece mais sabe como reagir em determinada situação, tem mais controle das emoções e consequentemente se destaca enquanto profissional. Que tipo de profissional você pretende ser?

teste vocacional trabalho chato escolha profissionalO número de pessoas insatisfeitas com suas profissões é gigantesco, basta você olhar a sua volta que perceberá as pesssoas reclamando de ir trabalhar, infelizes com suas profissões, com vontade de mudar de vida, mas com medo da mudança. Muitas dessas pessoas não sabem o que elas querem fazer de suas vidas, por isso elas continuam em seus empregos frustrantes. Então, eu ressalto mais uma vez o quão imprescindível é que a gente tenha autoconhecimento. Você quer ser uma dessas pessoas instisfeitas ou quer ser um profissional feliz e satisfeito da sua escolha profissional?

Não limite sua escolha profissional a resultados de teste vocacional. Os testes vocacionais focam muito em carreiras tradicionais, mas, como eu já disse, hoje existem diferentes formas de se trabalhar, as profissões estão se reiventando. Em outro artigo publicado aqui no blog, eu falei sobre isso, clique aqui para ler.

Encontre seu propósito de vida sem teste vocacional

Antes de decidir qual profissão seguir, faça uma sessão para encontrar um propósito para sua vida. Nessa sessão, você criará uma visão clara do que você quer para a sua vida e vai entender o seu CÉREBRO e desmascarar desafios ocultos que podem estar sabotando seu sucesso.

No processo de autoconhecimento, entender o cérebro é fundamental, pois muitas vezes é seu cérebro que está te limitando.

Por isso, eu recomendo que você clique aqui e faça essa sessão gratuita e depois leia o e-book Propósito de Vida. Quem faz a sessão gratuita recebe um super desconto na compra no e-book. Essa sessão e o e-book são pautados num método de destravamento cerebral desenvolvido pelo André Buric. Quando você estiver lendo o e-book, você fará alguns exercícios, e esses exercícios agem diretamento no cérebro, eliminando algumas travas que você pode ter.

Essas “travas” vão surgindo ao longo da vida, de acordo com a sua criação. Algumas pessoas têm mais, outras menos, mas o importante é que você aprenda a eliminá-las do seu cérebro, caso contrário você continuará sem saber que rumo tomar e deixará a dúvida te paralisar! Clique aqui e faça a sessão, e depois de fazer a sessão, leia o e-book. Tenho certeza que depois de fazer isso, você terá muito mais clareza e não precisará de um teste vocacional.

O teste vocacional pode ser útil e te ajudar na escolha profissional, mas antes de fazê-lo, procure se conhecer. Se você não tiver autoconhecimento, corre o risco de você entrar para a estatística dos insatisfeitos e assim você será só mais uma pessoa frustrada vivendo naquele ciclo vicioso e estressante de casa >> trabalho >> casa…

Compartilhe esse artigo, porque muitas pessoas estão vivendo insatisfeitas, sem saber o que fazer da vida e elas se sentem perdidas. Muitas vezes, ler, ouvir ou assistir alguma coisa, ajuda muito. A maior parte da população ainda não sabe da importância do autoconhecimento, e quanto mais cedo elas souberem, melhor será para elas e para você que contribuiu para isso acontecesse!

 

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.