O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

7 dicas essenciais para melhorar a memória

7 dicas essenciais para melhorar a memória

Melhorar a memória é a preocupação de muita gente. Seja para memorizar o conteúdo estudado ou para garantir uma boa memória na velhice.

Essa é uma preocupação que acomete grande parte da população e isso faz com que muitas pessoas busquem técnicas e truques para memorizar textos, mas para você melhorar a memória não pode apenas se restringir às técnicas, precisa encarar a situação como um todo.

A memória é uma das principais funções do cérebro, por isso para mantê-la forte e saudável você precisa cuidar muito bem dela

Existem métodos de memorização excelentes, como é o caso do método Renato Alves, mas além de aprender um método de memorização é fundamental que você alie os conhecimentos adquirido no método com outras atitudes que vão contribuir para que você possa melhorar a memória a longo prazo.

Vou te dar 7 dicas que se você incorporar essas dicas no seu dia a dia a sua memória vai melhorar muito, ficando cada vez mais forte e saudável. Se você não seguir essas dicas, pode ser que daqui algum tempo você comece a apresentar falhas de memória. Por isso é importante que você comece o quanto antes a cuidar da saúde da sua memória.

7 Dicas fundamentais para melhorar a memória

1ª Dica: Ter uma boa qualidade de sono.

melhorar-memoria-dormir-bem

Manter uma boa qualidade do sono é um dos aspectos mais importante para garantir uma memória boa. 6 horas de sono é o mínimo necessário para que a sua memória consiga operar bem. Isso acontece porque é durante o sono que a memória é consolidada pelo cérebro, ou seja, enquanto estamos dormindo o cérebro decide o que será armazenado e fará parte da memória de longo prazo e o que será descartado.

Se você dormir menos do que isso o seu cérebro não vai conseguir armazenar o conteúdo aprendido naquele dia e então ele deletará tudo.

2ª Dica: Faça exercícios que melhorem a saúde cardiovascular.

melhorar-memoria-exercicio-fisico

Para o que o cérebro funcione bem e trabalhe no máximo da sua potência ele necessita de muitos elementos sanguíneos, por isso exercícios que contribuem para a saúde cardiovascular podem te ajudar a melhorar a memória, portanto, faça caminhadas, nade, corra, dance, sua memória agradece! 😉

3ª Dica: Treine a sua atenção.

melhorar-memoria-atencao-concentracao

Um dos principais motivos que faz com que a gente esqueça das coisas é falta de atenção, quando você faz as coisas no piloto automático, você esquece completamente do que você fez e para você melhorar a sua atenção você precisará treinar sua atenção.

Pense antes de fazer as coisas, por exemplo: antes de começar a estudar, direcione sua atenção ao conteúdo, mostre para seu cérebro que aquilo é realmente importante.

A atenção dedicada a determinado assunto faz toda diferença na memorização. Ou seja, quanto mais uma informação é repetida mais são as chances dela ficar gravada definitivamente na sua memória.

Preste atenção nisso: Para que possamos registrar um fato, é necessário que estejamos conscientes, atentos ao processo e que tenhamos a intenção de registrá-lo.

Quando você quiser memorizar algo, direcione sua atenção, esteja presente!!!

4ª Dica: Mantenha-se motivado.

melhorar-memoria-motivacao

Manter a motivação é fundamental para que seu cérebro fique ativo e contribua para a manutenção da atenção. Quando você não gosta de algo é difícil manter a atenção, pois você não se motiva e quando você não tem atenção você não memoriza. Por isso aprenda a se motivar para melhorar a memória 😉

5ª Dica: Mantenha seu humor estável.

melhorar-memoria-tranquilidade

Ansiedade e irritabilidade são extremamente prejudiciais para a memória. Quando você mantem seu humor estável você consegue memorizar muito mais. Então, antes de ter aquela crise de nervos, pense bem se vale a pena sacrificar sua memória…

Quando o nervosismo surgir, respire fundo e concentre-se no seu objetivo, isso pode te ajudar a contornar muitas situações desagradáveis

6ª Dica: Crie desafios para seu cérebro.

melhorar-memoria-desafios-cerebrais

Aprender um novo idioma ou aprender a tocar um instrumento são desafios que estimulam a criação de novos circuitos neurais no cérebro, contribuindo para o fortalecimento da memória. Mas a medida que você se familiariza com aquele desafio, você deve criar um novo. O cérebro precisa de desafios constantemente para se manter ativo.

7ª Dica: Aprenda técnicas de memorização.

melhorar-memoria-memorizacao

Procurando na internet você encontrará diversas técnicas de memorização, mas o ideal é que você siga um método eficaz que te ensine a memorizar diversos assuntos e que ofereça os recursos necessários para liberar em você um potencial de aprendizagem ilimitado, que talvez só esteja apenas adormecido.

Se você tem como objetivo passar num concurso ou em um vestibular, seguir um método de memorização pode fazer toda a diferença na hora do resultado.

Pois só com uma memória forte e saudável você conseguirá lembrar do conteúdo estudado! Portanto você pode aliar todas as dicas apresentadas com técnicas de memorização para garantir excelentes resultados

Método de Memorização Renato Alves

Com o método de Memorização Renato Alves você será capaz de ler mais rápido e aprender qualquer tipo de assunto, memorizar facilmente o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento e aprender manter o foco nos resultados que você
precisa para transformar a sua vida.

Porque o Renato Alves desenvolveu um sistema inédito de aprendizagem acelerada unindo elementos da Computação, teorias das Ciências Cognitivas e modelos mentais da Filosofia da Mente.

comprar-curso-memoria

Quem é Renato Alves?

melhorar-memoria-curso-renato-alves-memorizacaoRenato Alves é um especialista respeitado e reconhecido nacionalmente. Estudou na Unesp de Marília, um dos principais
centros de excelência do Brasil, pesquisou durante anos textos e relatos históricos sobre memorização e durante 16 anos ininterruptos ajudou pessoas em todo o país. Renato adquiriu uma sólida experiência em sistemas de aprendizagem.

Traduziu suas pesquisas numa linguagem atual e acessível a qualquer pessoa criando um método de aprendizagem único que ensina estratégias de foco e memorização de modo totalmente funcional, de aplicação imediata, que diminui a dependência de equipamentos eletrônicos e favorece o fortalecimento da memória.

Através de seu método, Renato Alves foi homologado oficialmente em 2006 como o Homem com a Melhor Memória do Brasil e primeiro Recordista Brasileiro de Memória.

Além de criar cursos de memorização EAD, escreveu diversos livros.

Saiba que a sua memória vai determinar a sua aprovação ou a sua reprovação, portanto invista no seu desenvolvimento o quanto antes.

 

 

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.