O seu cérebro pode te ajudar

e encontrar o seu propósito de vida

Deixe seu email e descubra como

Como fortalecer sua capacidade de memorização

Como fortalecer sua capacidade de memorização

Eu estava assistindo um vídeo do curso de Memorização do Renato Alves e resolvi escrever um artigo sobre esse vídeo. Nesse vídeo ele fala sobre:

  • Como a sua postura determina o seu grau de atenção
  • Qual é o melhor horário para estudar
  • Onde fica a Memória
  • Memorizar não é decorar
  • Como se comportar durante uma aula ou leitura
  • E mais um monte de coisa super interessante!

Se você quiser assistir o vídeo completo clique nesse link >>> Vídeo sobre Memorização Renato Alves ou clique na imagem abaixo

Aula Gratuita sobre Memorização – Renato Alves

Caso você não possa assistir o vídeo agora, vou fazer um resumo sobre o conteúdo, mas recomendo que você assista esse vídeo assim que possível, combinado??

Resumo sobre a aula de Memorização do Renato Alves

A memória é uma função do cérebro e assim como as outras funções, como o cálculo, o raciocínio ela precisa ser exercitada. Então o que fazer para melhorar a memória? Para você melhorar a sua memória você precisa exercitá-la com frequência.

A memória boa é a memória rápida. Quanto mais você usa sua memória, mais rápida ela fica.

Para você memorizar algo é preciso que haja atenção, eu já falei a importância da atenção e da memória na aprendizagem em outro artigo aqui do blog (clique aqui para ler).

A maneira como você direciona sua atenção durante uma aula ou uma leitura fará toda diferença na sua memorização.

Até mesmo a sua postura influencia na sua capacidade de memorização. Se você for estudar deitado, seu corpo começará a liberar o hormônio responsável pelo sono e isso prejudicará a sua capacidade de concentração.

Você memoriza por seleção, ou seja, você escolhe o que vai memorizar. Quando você quer memorizar algo você direciona sua atenção àquilo.

É muito comum ouvirmos pessoa dizendo “Não tenho boa memória”, mas essas pessoas lembram de novelas, de filmes, de músicas, ou seja, elas lembram daquilo que a mente delas selecionou.

Você pode escolher o que você vai memorizar e assim direcionar sua atenção.

 

Memorização do conteúdo estudado

A memória é um processo ativo, você precisa observar como você se orienta ao assistir uma aula ou ler um livro. Você precisa estar ativo nesse processo.

Se você ficar sentado na carteira esperando que o professor te ilumine com o conhecimento dele, pode esquecer, você não vai memorizar o que foi ensinado

  • Memorização de aulas: Para memorizar as aulas você precisa dirigir sua atenção ao professor, participar ativamente tirando dúvidas, fazendo comentários. Não se preocupe em anotar tudo o que o professor diz, você precisa prestar atenção no que ele fala, deixar que o conteúdo seja enviado e processado pelo cérebro e depois escrever o que você entendeu da aula.
  • Memorização de leituras:  Para memorizar o que você lê é importante que primeiro você leia com atenção, depois faça uma síntese, escreva aquilo que você entendeu e por fim conte para alguém.

Essas são apenas técnicas simples que podem te ajudar a memorizar, caso você queira se aprofundar, o Renato Alves possui um treinamento online Estudo e Memorização que vai te ensinar a gravar o conteúdo de maneira tão consistente na sua memória que você não esquecerá mais.

Queira aprender e memorizar

Lembre-se: você só irá memorizar algum conteúdo quando você quiser. Por isso é muito importante que você realmente queira aprender, seu cérebro precisa entender que aquilo é importante, para que você consiga direcionar sua atenção e fortalecer a sua memória.

Cabe a você usar a sua memória com inteligência. Porque sem memória, a inteligência e o raciocínio não se manifestam.

Outro ponto importante a salientar é que quanto mais você se vale de memórias artificiais (anotações, consultas) mais você desenvolve a preguiça mental. Pois sua memória deixa de ser exercitada e ela vai ficando cada vez mais lenta

Nessa aula o Renato Alves diz que dentro do curso online de Memorização ele ensina como criar um bloco de anotações na mente que faz com que a sua memória seja fortalecida e você seja capaz de memorizar até os mínimos detalhes. Isso é muito útil para memorizar conteúdos dados em sala de aula e palestras.

Há pessoas que acreditam que memorizar é a mesma coisa que decorar, mas não é. Memorizar é aprender a fixar memórias a longo prazo e para você fazer isso exige todo um processo que pode ser aprendido.

Se você quer fortalecer a sua capacidade de memorização comece a treinar a sua memória o quanto antes.

É a sua memória que garantirá a sua aprovação, pois de nada adianta você passar horas estudando e esquecer tudo, não é mesmo?

Desenvolver a capacidade de memorização é fundamental para todos os seres humanos, principalmente para os estudantes e concurseiros. 😉

Então dedique-se ao aperfeiçoamento do Estudo e Memorização e você conseguirá melhorar muito o seu desempenho.

“A memorização está 100% envolvida no processo de preparação para provas e concursos. Estudos mostraram que 98% dos estudantes reprovados em vestibulares e concursos foram traídos pela memória, ou seja, no momento decisivo não se lembraram do conteúdo estudado. Não existe memória fraca. Não existe memória ruim. Existe memória treinada para receber grande quantidade de informação e memória não treinada.” Renato Alves

Aprenda a montar um Plano de Estudo Vitorioso e a Memorizar tudo o que você estuda!

 

Você gostaria de ser uma pessoa mais inteligente? Saiba que você pode aprender como aumentar a
Melhorar a memória é a preocupação de muita gente. Seja para memorizar o conteúdo estudado ou
Você sente que, por mais que você estude, logo depois todo o conteúdo já é esquecido?

Gostou desse artigo?

Gostou desse artigo?

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.